segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Resumo do controle da temperatura corporal: homeostase térmica

Alunas: Rosalina Tossige Gomes e Ana Paula de Mendonça

A temperatura corporal é controlada pelo sistema nervoso central, especificamente o hipotálamo; sendo que este controle tem o objetivo de manter o equilíbrio da temperatura do corpo (homeostase térmica), que é fundamental para impedir a lise celular.

Para que aconteça este controle, vários mecanismos são ativados ocorrendo assim uma transferência de calor, tendo como processos para realizar esta transferência a condução, convecção, radiação e evaporação. Que se dá por perda ou ganho de energia, sendo que energia=calor.

A taxa de transferência de calor depende de vários fatores: diferenças de temperatura entre superfícies de contato, área de superfície de contato e condutividade térmica dos materiais de contato.

Quando o ambiente tem temperatura maior ou menor que a do corpo acontece um ganho ou perda de calor corporal resultando em elevação ou diminuição da temperatura corporal, logo em seguida são enviadas informações através da corrente sanguínea e percebidas pelos receptores de frio e calor que enviam aferências para o hipotálamo. A partir disso, mecanismos autonômicos para que aconteça perda ou ganho de calor pelo organismo são ativados.

Principais mecanismos autonômicos para perda de calor: ↑sudorese (evaporação do suor), vasodilatação periférica.

Principais mecanismos autonômicos para ganhar calor: tremor, vasoconstrição periférica, contração involuntária dos músculos (tremor), piloereção, secreção hormonal (principalmente da tireóide (tiroxina) e catecolaminas).

“A ativação de mecanismos autonômicos pode ser local ou sistêmica dependendo da carga de calor e ocorre sempre para restaurar a homeostase térmica”.

Os principais efeitos físicos do calor são: elevação da temperatura, expansão da matéria, mudança do estado físico, aceleração das reações químicas, redução da viscosidade de fluidos.

Em eletroterapia existem várias modalidades de transferência de calor, que serão estudadas posteriormente, sendo elas:

· Condução→ compressas quente, banho de parafina

· Convecção→ hidroterapia

· Radiação→ infra-vermelho

· “Conversão”→ diatermias, ultra-som

Nenhum comentário:

Postar um comentário