terça-feira, 25 de outubro de 2016

QUESTÕES TERMOTERAPIA

1.    Um indivíduo sente dor e espasmos no trapézio superior bilateralmente. O fisioterapeuta decide usar aquecimento para reduzir o ciclo dor-espasmo-dor. Você acredita que este recurso poderia contribuir com a redução do ciclo dor-espasmo-dor?  Justifique.

2.    Considerando que o aumento da temperatura no músculo acima de 41ºC poderia diminuir a força muscular, bem como a velocidade de condução nervosa e de disparo neuronal, uma modalidade terapêutica de termoterapia superficial por calor poderia ser uma estratégia terapêutica para uso antes de treino de força ou explosão (atividades esportivas de alta intensidade)? 

3.    O que poderia ser feito para que a temperatura de um músculo aumente (próximo a 39ºC) visando uma melhora no desempenho físico? 

4.    Em situação onde a carga de calor para o músculo é acima de 41ºC há melhora da força muscular?  Justifique.

5.    Porque a parafina é uma modalidade de termoterapia superficial mais usada que a bolsa de água quente? 


6.    Porque o banho de contraste poderia ser benéfico em caso de edema crônico de tornozelo?  Comente e descreva a técnica. Qual estratégia cinesioterapêutica poderia ser utilizada junto com o banho de contraste para ajudar a drenar o edema instalado? 

sábado, 15 de outubro de 2016

Aula de fisiologia da dor será ministrada segunda-feira no horário normal da aula de recursos terapêuticos

Informo que a aula sobre "Fisiologia da Dor", agendada no cronograma da disciplina para a próxima quarta-feira, será ministrada segunda-feira, às 14h, pavilhão de salas de aula.

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Crioterapia - material para trabalhar na monitoria (vivência prática e resposta às questões)

Data para entrega do material: 24 de outubro de 2016.
     
        Explique os efeitos fisiológicos do frio:     

Hemodinâmicos
·         ↓ inicial do fluxo sanguíneo
·         ↑ posterior do fluxo sanguíneo
2.        Neuromusculares
·         ↓ velocidade de condução nervosa
·         ↑ posterior do fluxo sanguíneo
3.        Alteração da força muscular
·         ↓ espasticidade
·         Facilitação da contração muscular
4.        Efeitos metabólicos
·         ↓ velocidade do metabolismo
·         ↓ hipóxia secundária à lesão

Comente sobre as fases do frio:
1.        Frio intenso
2.        Queimação
3.        Dor
4.        Analgesia
5.        Formigamento

Quais as indicações e contraindicações/precauções da crioterapia (justifique).


Caso clínico:  Exame: WF é um professor do sexo masculino, com 38 anos de idade. Ele lesionou seu joelho esquerdo há 3 meses jogando futebol, e foi tratado de forma conservadora com anti-inflamatórios não esteróides e fisioterapia por 6 semanas, apresentando uma melhora moderada nos sintomas. Entretanto, ele não consegue retornar às atividades esportivas devido à dor contínua no joelho medial. Uma ressonância magnética realizada 2 semanas atrás revelou lesão de menisco medial. Diante disso, o paciente foi submetido a uma artroscopia para menisectomia há 4 dias. O referido paciente foi encaminhado à fisioterapia para avaliação e tratamento. Na avaliação, WF acusa dor no joelho, que reduziu de 9/10 para 7/10 desde a cirurgia, mas aumenta com descarga de peso sobre o membro lesionado. Os seus movimentos estão limitados às tarefas instrumentais e de vida diárias e ele relata rigidez no joelho.
Teste e Medidas: O exame objetivo revela moderado aquecimento no joelho esquerdo (face Antero-medial), com restrição da ADM a -10 graus de extensão e 85 graus de flexão. O paciente deambula sem auxílio para locomoção, mas com fase diminuída no lado ipsilateral à lesão e com o joelho semi-fletido (30 graus de flexão) durante o ciclo da passada. A perimetria do joelho esquerdo no nível médio-patelar é de 45 cm e, no joelho direito de 38 cm.
Responda
1.       Quais seriam os objetivos para o tratamento desse paciente?
2.       Que sinais e sintomas nesse caso podem ser tratados por termoterapia superficial por frio (crioterapia)?
3.       Quais contra-indicações deverão ser verificadas antes do uso do recurso?
4.       Quais aplicações de crioterapia seriam adequadas para esse paciente (descrever a técnica de aplicação, posicionamento do paciente, tempo de aplicação, cuidados a serem tomados e orientações)?

5.       Quais não seriam adequadas?   


1.        
5. 

terça-feira, 4 de outubro de 2016

QUESTÕES PARA DISCUSSÃO – INFLAMAÇÃO

Questão 1. Após os leucócitos “deixarem” os vasos sanguíneos, a migração tecidual destes para o local da infecção ou lesão é mediada através de qual substâncias que atuam como um fator quimiotático? Discorra brevemente sobre o assunto.
Questão 2. Após uma lesão aguda do tornozelo, o tecido lesado foi amplamente substituído por capilares, fibroblastos e colágeno. Uma variedade de células inflamatórias está presente. Quais células inflamatória desempenha um papel importante no processo de cura? E qual a intervenção do fisioterapeuta nessa fase?
Questão 3: Descreva as características das 3 fases do processo de cicatrização, quais os sinais clínicos e a intervenção fisioterapêutica em cada caso.
Questão 4: Imediatamente após lesão aguda, inicia-se uma cascata de resposta inflamatória aguda que é necessária para o processo de cicatrização-reparo das células lesionadas. Assim, descreva as principais alterações que ocorrem na fase inflamatória aguda da lesão.
·         Alterações ultra-estruturais
·         Alterações metabólicas
·         Alterações hemodinâmicas
·         Alterações permeabilidade
·         Migração, marginação e diapedese leucocitária
·         Fagocitose celular
Questão 5:  Quais são os principais fatores que desencadeiam os sinais flogísticos de inflamação abaixo descritos:
·         Ciclo dor-espasmo-dor
·         Calor
·         Rubor
·         Edema
·     Perda da função 
Questão 6: Após a fase inflamatória aguda, o processo pode evoluir para reparação fibroblástica e posteriormente maturação do tecido ou pode evoluir para a cronicidade. Comente (mencione também quais são os principais eventos ocorridos nestas fases mencionadas).
Questão 7: Quais fatores poderão retardar o processo de reparo tecidual. Comente o que os fisioterapeutas poderiam fazer para minimizar estes efeitos.

Questão 8: Após a fase inflamatória aguda, o processo pode evoluir para reparação fibroblástica e posteriormente maturação do tecido ou pode evoluir para a cronicidade. Comente (mencione também quais são os principais eventos ocorridos nestas fases mencionadas).